Geração de energia solar em telhados de casas deve alcançar Itaipu em setembro

9 Apr 22

A geração própria de energia solar no país deve alcançar a capacidade da usina hidrelétrica de Itaipu em setembro, segundo projeção da Absolar (associação do setor).

Para atingir a marca, a potência dos sistemas instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos de casas, comércios e indústrias deve chegar a 14 gigawatts. Neste mês, a capacidade somou 10 gigawatts.

Segundo a entidade, que espera registrar recordes de crescimento do mercado neste ano, o Brasil tem mais de 930 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede.

Os consumidores residenciais respondem por cerca de 77% das instalações de geração própria. Depois, aparecem as pequenas empresas dos setores de comércio e serviços (12,7%) e consumidores rurais (7,7%). Indústrias vêm em quarto lugar (2%).

Essa marca de Itaipu já havia sido alcançada, em março, pela geração de energia solar no Brasil, mas apenas com a somatória das usinas de grande porte e os sistemas de geração própria. Nesta sexta-feira (8), a Absolar anuncia que essa capacidade chegou a 15 gigawatts.

 

Fonte: Valor Econômico

Foto: Canva

MAIS NOTÍCIAS

Lei da energia solar em 2023: afinal, o que muda?

Lei da energia solar em 2023: afinal, o que muda?

Vem chegando o verão e com ele a “Taxação do Sol”, de que você já deve ter ouvido falar, mas talvez ainda tenha dúvidas sobre as mudanças práticas que ela trará para os consumidores de energia solar. Neste artigo nós vamos te ajudar a entender de forma objetiva o que...