COMO

FUNCIONA

A energia solar funciona com painéis que captam a luz do sol e geram energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico. Esta eletricidade é levada ao inversor solar, responsável pela conversão do tipo de corrente, de contínua para alternada, e então a energia é distribuída, sendo introduzida na rede da concessionária da região.

O consumidor então recebe um crédito correspondente à energia gerada, consumindo a eletricidade da distribuidora normalmente. No fim do mês, porém, paga apenas o valor da tarifa mínima e da taxa de iluminação pública, além do excedente que foi consumido, se houver. Esse sistema é chamado de geração distribuída.

Existe também a modalidade de autoprodução, mais difundida no Brasil, onde o consumidor pode gerar a sua própria energia no local de consumo. Para possibilitar o processo, ele deverá comprar os equipamentos para a autoprodução de energia elétrica, ou então alugá-los.

O sistema instalado junto à carga garante que o consumo de energia elétrica, total ou parcial, será dado de forma imediata, e esta quantia não será computada para fins de créditos energéticos. Este modelo é indicado para consumidores que desejam usar a geração para consumo residencial ou para comércio e indústrias que tenham apenas uma sede.